sexta-feira, 8 de abril de 2016

A tragicomédia cínica do impeachment


O Presidente da Câmara Eduardo Cunha (chamado de delinquente pelo Procurador Geral da República, após ter sido pego com contas na Suíça) abre o processo de impeachment contra Dilma. A razão? Decretos orçamentários de 2015, cujo congresso alterou as metas estabelecidas, e pedaladas fiscais, agora chamadas de "operações de crédito", por via transversa.
A FIESP, em lapso de memória, defende o impeachment e gasta alguns milhões com patos e propaganda. Empresas ligadas à Federação das indústrias beneficiaram-se do Programa de Sustentação ao Investimento-PSI junto ao BNDES (crédito farto e barato aos empresários e uns dos motivos das pedaladas fiscais).
A Confederação Nacional da Agricultura - CNA, também em lapso de memória, decide apoiar o impeachment. Grandes empresas agrícolas ligadas à Confederação beneficiaram-se do Plano Safra junto ao BB (crédito farto e barato aos grandes agricultores e latifundiários e também motivo das pedaladas fiscais).
Diversos deputados réus em ações de improbidade e corrupção fazem parte da comissão especial que apreciará o voto do Dep. Jovair Arantes - PTB/GO. O PTB, outrora sigla do nacional desenvolvimentismo de Getúlio Vargas, na historia recente, foi também sigla partidária presidida por Roberto Jefferson - o do mensalão. Até agora, Dilma (pessoalmente) não responde por corrupção. Seu governo (como um todo) responde por erros na condução das políticas econômica e social, depois da maior crise do capitalismo pós 1929.
O jornal Folha de São Paulo, com a crise política, tem orgulhosamente batido recordes sucessivos de audiência em sua página na web. Isso, afinal, valoriza seu passe. E também, é claro, o valor que cobra em propaganda, inclusive para os patinhos amarelinhos da FIESP.
A rede globo. Hum.. a rede globo não comporta comentário curto.
Para esta peça de cinismo só falta a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos. Estes ganharam tanto nos últimos tempos com juros altos, agiotagem e sangria dos cofres públicos que, acredito, serão os últimos a embarcar na onda do Impeachment. É aquele cinismo, do tipo envergonhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário